Pós-Graduação a Distância em

Marketing Digital e Consumo

Centro Universitário do Sul de Minas - Especialização Lato Sensu

O curso de Pós-Graduação em Marketing Digital e Consumo tem como objetivo apresentar os novos comportamentos do consumidor e as novas formas de se realizar negócio no universo digital. Bem como capacitar profissionais para serem gestores e atuarem na era digital, cada vez mais crescente com visão estratégica e ações criativas de marketing e negócios.

Carga horária: 450 Horas

Início a partir de: 09/06/2017

Curso disponível por: 12 meses

4.0 ( 1.200 avaliações )

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  • Certificado Impresso
  • Tutoria Online
  • Intercâmbio Opcional
  • Lato Sensu
  • Reconhecido pelo MEC
  • Material em PDF

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Público-Alvo

O curso destina-se aos profissionais graduados em: Publicidade e Propaganda, Turismo, Relações Internacionais, Administração, Marketing, Tecnologia da Informação entre outros que desejam atuar como gestores e/ou responsáveis pelo planejamento e execução de estratégias no setor de Marketing, que promoverão novas possibilidades de negócios na era digital, além de empresários e gestores de diversos segmentos e que desejam desenvolver suas competências ou atualizar seus conhecimentos em Gestão Estratégica e Marketing Digital.

Conteúdo programático

    Cibercultura e Redes Sociais Digitais - 45h

     

    Ementa: As tecnologias digitais como instrumentos culturais de aprendizagem. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem. A sociedade em rede. A cultura no ciberespaço e nas cidades via mediação digital, pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC). Fases da cibercultura (Internet, Web 2.0, mobilidade). Apropriação docente das interfaces digitais nas diversas fases da cibercultura. Fundamentos interdisciplinares da cibercultura. Fenômenos da cibercultura (blogosfera, redes sociais lanhouses, jogos eletrônicos, música eletrônica, escrita colaborativa). A docência na cibercultura: laboratórios de informática, dispositivos móveis, mídias locativas educação online.

     

     

    Comportamento Digital do Consumidor - 45h

     

     

    Ementa: O comportamento e perfil do consumidor digital. Teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanalítica, social, antropológica e cognitivista. Fatores de influência no comportamento de compra. Tipos de compra e processo decisório de consumo. O comportamento do consumidor organizacional. Behavioural Targeting. Pesquisas e Métodos para entender o comportamento do e-cliente. A Internet, o Consumer empowerment, o prosumerismo, as redes sociais e seus impactos nas estratégias de marketing das empresas.

     

     

    Design Digital - 45h

     

     

    Ementa: Introdução ao pensamento e a prática do Design Digital. Aspectos históricos e culturais do desenvolvimento das tecnologias da informação. A problematização da noção de interação sobre o ponto de vista do design de interfaces digitais. Panorama Geral sobre a internet e as principais ferramentas para a prática do design digital. Estudo histórico da tipografia. Sistemas de composição (manual, mecânico, fotoquímico, digital). Análise e combinatória dos tipos. Retórica e pesquisas em tipografia. Conhecimento técnico e teórico sobre interação e interface. Tipografia digital. Design de tipos. Qualidade tipográfica. Desenvolvimento e implementação de fonte digital.

     

     

    Gestão Estratégica - 45h

     

     

    Ementa: Estratégia nas Organizações, Conceito de estratégia e decisão estratégica. O pensamento estratégico nas organizações. Escolas de estratégia. Diagnóstico do ambiente organizacional. Análise de SWOT. Posicionamento competitivo das empresas. Estratégias genéricas (Porter / Zacarelli e Fischmann) Cinco forças competitivas da indústria segundo Porter. Cadeia de valores e vantagem competitiva. Gestão da cadeia de suprimentos (Suplly Chain Management.Formulação e Implementação de Estratégia. Organização Estratégica.

     

     

    Marketing Digital - 45h

     

     

    Ementa: Ambiente do Marketing Eletrônico e Direto: transformações. A publicidade no mundo on-line. Marketing de Busca. Planejamento de Marketing Digital. Tecnologias Mobile. Novos paradigmas da Era Digital, o mix de comunicação online, mudanças no relacionamento empresa x cliente, particularidades da comunicação, relacionamento e marketing. Aplicações de táticas digitais, best practices de ações online nos setores público e privado. Panorama e perspectivas do mercado/cenário nacional de internet. Soluções para diversos stakeholders. Customização Cultural de WebSites.

     

     

    Marketing Empresarial - 45h

     

     

    Ementa: Princípios de marketing. Processo mercadológico. Visão do plano de marketing no planejamento estratégico. Comportamento do Consumidor. Segmentação de mercado. Diferenciação e Posicionamento competitivo. Gerência do composto mercadológico. Gestão de produtos e marcas. Gestão de Preços. Gestão dos canais de distribuição. Gestão da comunicação. O mix de comunicação de marketing.

     

     

    Monitoramento Social e Web Metrics - 45h

     

     

    Ementa: Fundamentos do monitoramento de presença online em redes sociais. Desenvolvimento de relatórios de monitoramento, relacionamento com fornecedores de serviços de monitoramento, conceitos de Web Metrics. Indicadores (KPIs) para redes sociais, para identificação de ROI. Análise SWOT para o monitoramento. Softwares de Comportamento e mensuração.

     

     

    Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - 30h

     

     

    Ementa: Elaboração e Defesa do TCC em uma das seguintes modalidades: Artigo Científico; Monografia; Memorial descritivo; Estudo de caso; Relato de experiência. Seguindo normas técnicas da ABNT para produção de trabalhos científicos.

     

     

    Semiótica - 45h

     

     

    Ementa: Noções gerais de semiótica. A teoria geral dos signos como teoria da comunicação. Sintaxe da linguagem visual e as formas tecnológicas do hipertexto: WWW e Internet. Semiótica aplicada em linguagens não verbais. Semiótica: arte e comunicação, elementos de análise e meios audiovisuais. A compreensão crítica da imagem a partir das abordagens culturais e sociológicas e das teorias da cognição.

     

     

    Trabalho de Conclusão de Curso - 60h

     

     

    Ementa: Estudos individuais e/ou em grupos com a finalidade de elaboração de trabalho interdisciplinar.

     

Corpo docente

O corpo docente é composto por:

Coordenador

É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.

Professor

É o responsável pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.

Tutor

É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.

Atendimento 1º nível

São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curs, acesso e de dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.

Designer Instrucional

Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção dos objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós graduando.

Verifique abaixo os professores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:

Prof. Celso Augusto dos Santos Gomes
Conteúdista | Titular

Prof. Daniel Viafora Ribeiro de Souza
Conteúdista | Titular

Prof. Erick Alves Duarte Costa
Conteúdista | Titular

Prof.ª Fernanda Gomes da Costa e Queiroz
Conteúdista | Titular

Prof.ª Letícia Veiga Vasques
Conteúdista | Titular

Prof.ª Rachel Andrade Ballardin
Conteúdista | Titular

Avaliação e certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado impresso se alcancar a média igual ou superior a 60% no exame final.
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Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.

Valor do Investimento

Valores Promocionais
Pagamento em até 15 parcelas em boleto no valor de R$ 259,00.


Pagamento à vista no valor de R$ 3885,00.

Duração|Carga Horária
450 horas | Aproximadamente 12 meses

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